Até dezembro de 2021 servidores federais e aposentados possuem carência de até 120 dias para fazer o pagamento da primeira parcela do seu Consignado

O que é Consignado?

Consignado É uma linha de crédito em que as parcelas são descontadas diretamente na folha de pagamento de servidores públicos e servidores das forças armadas, e do benefício de aposentados do INSS.

O que é carência?

A carência é o prazo que você possui para pagar a primeira parcela do seu consignado a partir do dia que você contratou o crédito.

O prazo normal do crédito consignado é de 30 dias, mas até dezembro de 2021 os servidores federais e aposentados e pensionistas do INSS possuem um prazo de até 120 dias para fazer o pagamento da primeira parcela do seu consignado, ou seja, você pode ter uma folga no seu orçamento de até 04 meses.

Uma curiosidade: Se você contrata seu consignado entre dia primeiro e dia 10, o desconto da primeira parcela pode vir no mesmo mês, mas se você faz seu consignado a partir do dia 11, o primeiro desconto pode ficar para o mês seguinte

Quais são os novos prazos de carências ?

O prazo da carência deve ser combinado antes de contratar seu consignado, verifique com seu consultor quais são os prazos que o banco está oferecendo na sua proposta.

Você pode escolher entre: 

  • O prazo normal 
  • Carência de 90 dias
  • Carência de 120 dias

Vantagens da carência de 120 dias

Quitar dívidas ou empréstimos: Você pode utilizar sua margem para fazer um novo consignado com carência de 120 dias e quitar dívidas ou outros empréstimos que estejam pensando seu orçamento.

Além de eliminar esses descontos, você ganha 120 dias para começar a pagar e deixa seu orçamento livre por 04 meses.

As taxas de juros não mudam: A carência não afeta as taxas de juros, então elas permanecem as mesmas de um crédito novo.

Mais liberdade para você: Por exemplo, se você pensa em fazer um financiamento de imóvel ou veículo, utilizar o consignado vai dar mais liberdade para você. Você terá 04 meses de folga para se organizar, reformar ou comprar o que for necessário para o seu novo bem.

As parcelas são fixas, então você não corre o risco de aumentar valor da parcela/financiamento.

Cuidados ao utilizar a carência de 120 e 90 dias

• Cuidado para não esquecer que daqui 04 meses o desconto vai acontecer. Então lembre-se de preparar seu orçamento para o novo valor.

Embora o número de parcelas seja o mesmo, a carência prolonga o prazo total da dívida, então um parcelamento que seria para acabar em Agosto de 2022, vai acabar em Dezembro de 2022

• Compromete a margem consignável da mesma forma: A sua margem será bloqueada a partir do dia que você contratar seu consignado, indiferente do dia que você começar pagar. Durante o período da carência, o titular da dívida só pode contratar outro empréstimo, se tiver margem adicional. Outra opção é renegociar a(s) dívida(s) atual(ais), reduzindo o valor de cada parcela.

As carências de 90 dias e de 120 dias estarão disponíveis até dezembro de 2021. Se você planeja realizar um sonho ou precisar reorganizar sua vida financeira, essa é uma grande oportunidade.


Confira também:

Quer saber mais sobre finanças e linhas de crédito?
Siga a Facility nas nossas redes sociais!

Nosso blog → https://facilitypromotora.com.br/blog
Facebook → https://www.facebook.com/facilityprom…
LinkedIn → https://www.linkedin.com/company/faci…
Instagram → https://www.instagram.com/facilitypro…
TikTok → https://www.tiktok.com/@facilitypromo…