Antes de começar, quero te fazer uma pergunta: Você sabe para onde está indo o seu dinheiro?

Um dos segredos para ter uma relação saudável com o próprio dinheiro é saber quanto você ganha, quanto gasta e para onde o dinheiro está indo. O que é gasto fixo, o que é gasto esporádico e o que pode ser eliminados.

Esse vídeo irá te ajudar a identificar para onde este indo o seu dinheiro:

Se preferir, descrevemos o vídeo aqui das etapas que você deve seguir para identificar para onde está indo o seu dinheiro:

A partir de hoje, anote todas as contas fixas, todos os gastos extras e até aquele cafezinho no final da tarde. ANOTA TUDO. 

Você pode anotar em uma planilha de excel, bloco de notas do celular ou atilizar aplicativos que já existem para isso. 

Outra opção interessante é sempre utilizar o cartão de crédito ou o cartão de débito por que lá fica registrado todos os seus gastos, o que facilita na hora de fazer o seu levantamento.

Mas lembre-se, se você comprar algo com dinheiro, vai precisar anotar para somar depois. 

É importante fazer esse levantamento no papel, assim você irá analisar cada despesa e cada conta, o que irá facilitar quando fizer a próxima etapa.

Fazendo o levantamento de todos os seus gastos, é possível organizar melhor o teu dinheiro.

Normalmente depois que fazemos esse levantamento, conseguimos identificar 30% dessas despesas que poderiam ser cortadas.

Com o corte dessas despesas do orçamento conseguimos realizar outras coisas, como aquele sonho ou plano que nunca conseguimos tirar do papel por falta de dinheiro.


Clique aqui e confira o próximo vídeo do webinar.


Confira outros postagens do blog: