fbpx

Com a redução das taxas de juros dos bancos, quem possui um crédito consignado tem muito a ganhar.

Este é o momento de renegociar as dívidas junto com os bancos e a melhor opção nesse caso é fazer a Portabilidade do Consignado.

Para ajudar, preparamos um material explicando o que você deve saber antes de solicitar a sua:

1. O QUE É A PORTABILIDADE DO CRÉDITO CONSIGNADO?

A portabilidade do consignado é quando o cliente decide transferir seu consignado de um banco para o outro. Com essa operação é possível reduzir o valor da parcela, gerando uma economia no final do contrato.

Essa alternativa foi criada em 2013 para incentivar a concorrência entre as instituições financeiras e é um direito do cliente.

A portabilidade é uma operação muito vantaja e qualquer cliente, pessoa física ou jurídica pode solicitar.

Através desse processo, é muito mais fácil transferir seus recursos, empréstimos e financiamentos entre instituições bancárias no país, aproveitando assim de melhores serviços, menores e taxas e condições mais favoráveis para suas finanças.

2. COMO TER A MENOR TAXA DE JUROS?

Ao invés do cliente ir de banco em banco negociar uma proposta, ele pode recorrer a uma promotora de crédito. O grande benefício é que a promotora tem acesso a diversos bancos, e assim as melhores taxas de juros do dia. Desta forma você faz mais economia, sem sair de casa e sem preocupação.

As promotoras de crédito vieram para suprir uma necessidade deixada pelos grandes bancos, que é oferecer ao clinete um atendimento exclusivo e personalizado.

Optando por realizar a portabilidade com uma promotora de crédito, o cliente não precisa se preocupar com nenhuma burocracia, pois a promotora de Crédito será responsável por fazer o contato do cliente com o banco.

3. QUANTO CUSTA FAZER A PORTABILIDADE?

Não é cobrado nenhuma taxa ou imposto para a realização da portabilidade do consignado.

Essa regra se estende também para qualquer promotora ou banco que exija a contratação de qualquer produto ou serviço em troca da portabilidade.

Então fique atento caso alguma empresa queira cobrar algum valor para realizar o processo de portabilidade.

4. QUANTO TEMPO DEMORA PARA CONCLUIR A PORTABILIDADE?

O tempo médio para a conclusão da portabilidade do consignado é de 15 dias úteis, mas o cliente não precisa se preocupar que a Promotora de Crédito contratada irá cuidar de todas as etapas e fará o contato com todos os bancos.

Mas é importante o cliente conhecer, então na primeira etapa, a promotora cadastra a proposta no banco portador com a menor taxa de juros do dia.

A proposta entra na CIP (Órgão regulamentador de Portabilidade do BACEN) e o banco de origem tem até 5 dias para entrar em contato com o cliente. Após esse prazo, o banco de origem informa o saldo devedor atualizado e realiza o pagamento ao banco portador (isso acontece no mesmo dia).

Após a confirmação, o banco portado finaliza a operação ajustando o valor da parcela com a redução da taxa de juros.

5. PRECISA DE DINHEIRO? A MELHOR OPÇÃO É FAZER A PORTABILIDADE MAIS O REFINANCIAMENTO

A portabilidade por si só não libera ao valor algum ao cliente!

Se você está precisando de dinheiro, é interessante fazer um refinanciamento. Nesta modalidade você utiliza uma parcela de consignado que já está acostumado e volta seu contrato para o prazo inicial, liberando um valor extra.


Ficou com alguma dúvida sobre portabilidade? Entre em contato com os nossos facilitadores pelo whatsapp (48) 99900-3491 que eles vão lhe explicar e fazer uma simulação da portabilidade do seu consignado.


Confira outros postagens do blog: