Agora que você já conhece a sua realidade , fez o seu planejamento financeiro e o mais importante: sabe qual é o seu sonho. É necessário fazer o acompanhamento mensalmente para cumprir tudo aquilo que você planejou.

Existem vários aplicativos que podem ajudar com isso, cada um com a sua estratégia.

Confira algumas ferramentas testadas pelos nossos facilitadores:

1. GUIABOLSO

O GuiaBolso é um aplicativo gratuito que tem como principal benefício a integração direta do aplicativo com o seu banco.

Ferramenta Guiabolso para acompanhar seu planejamento financeiro.

A partir daí, é possível usar diversos recursos, como a possibilidade de analisar e personalizar transações tiradas do seu histórico, definir metas por categorias e acompanhar se estão sendo atingidas, adicionar e excluir contas e observar até mesmo compras em dinheiro.

Outro ponto que chama atenção é a categorização automática de despesas. Com ela, você pode ver exatamente com que está usando seu dinheiro e perceber se precisa fazer mudanças no orçamento por estar gastando demais com coisas desnecessárias.

VANTAGENS: Além de ser gratuito, o GuiaBolso permite sincronizar todas as despesas do usuário automaticamente, puxando essas informações do extrato da conta bancária. O GuiaBolso conta com a mesma segurança dos grandes bancos e codifica todos os dados recebidos.

DESVANTAGENS: Para importar as informações do usuário, é necessário fornecer a senha do banco. A empresa assegura que não traz riscos, porém isso pode gerar algum desconforto para alguns usuários.

PARA QUEM É INDICADO: Se você não quer ter que ficar digitando manualmente suas despesas para tentar controlá-las, o aplicativo é uma ótima opção para você.

2. ORGANIZZE

Ele oferece um resumo geral das suas finanças e mostra de perto tudo que é necessário para um bom controle financeiro. É muito fácil gerenciar todas as contas a pagar e receber, administrar contas bancárias e cartões de crédito.

Ferramenta Organizze para acompanhar seu planejamento financeiro.

Você pode consultar e navegar por extratos e faturas com facilidade, além de controlar melhor seus gastos, inclusive adicionando despesas recorrentes como compras parceladas, que são lançadas automaticamente no sistema.

Os relatórios também são um recurso poderoso do Organizze. Eles te ajudam a analisar a evolução de suas entradas e saídas de forma detalhada, fazem uma previsão de rendimentos, custos e saldo para o futuro.

Assim como no GuiaBolso, também é usada a categorização de despesas, e nos relatórios do Organizze você identifica rapidamente em quais categorias você gasta ou recebe mais e acompanha detalhes da evolução diária, semanal ou mensal de cada categoria.

Por fim, estão disponíveis as opções de fazer conciliações bancárias em minutos e definir metas para o futuro. Gráficos mostram se você está alcançando ou excedendo suas metas de gastos e receitas por categoria.

VANTAGENS: O Organizze tem seu ponto forte na simplicidade e em seus relatórios. Outra funcionalidade interessante é o disparo de e-mails programado para lembrar do vencimento de contas e pagamentos.

DESVANTAGENS: Organizze apresenta dois tipos de conta, uma básica e outra completa, com plano mensal, trimestral, semestral ou anual.

PARA QUEM É INDICADO: Quem prefere simplicidade, bons relatórios e está disposto a pagar uma mensalidade para poder contar com isso pode achar o Organizze uma opção interessante.

3. MINHAS ECONOMIAS

O site Minhas Economias tem diversas informações sobre finanças e um guia de investimentos.

Por meio de gráficos e planilhas simples de usar e entender, o Minhas Economias permite gerenciar custos e receitas facilmente, acompanhar a evolução desses dados no dia a dia e saber para onde o dinheiro está indo.

Com base nisso, o usuário pode fazer alterações no orçamento e repensar sua estratégia.

VANTAGENS: O Minhas Economias é gratuito. Seja para web ou celular, possui um conjunto de ferramentas gráficas e de planilhas.

DESVANTAGENS: Não sincroniza com os aplicativos dos bancos, mas tem uma função que permite importar o extrato bancário.

PARA QUEM É INDICADO: Quem prefere simplicidade no gerenciamento dos seus gastos, mas não quer pagar pelo serviço.

4. MINHAS ECONOMIAS

O Grana dá a opção de analisar seus custos e receitas definindo categorias, a fim de saber onde você está gastando ou ganhando mais.

O grande diferencial dele é a possibilidade de importar mensagens SMS enviadas pelo seu banco (atualmente disponível para os bancos Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa e Santander) em transações e salvá-las automaticamente no app.

Também é possível exportar seus dados para qualquer planilha, até mesmo no Google Drive e, assim como no Organizze, definir despesas recorrentes que são adicionadas de modo automático.

Finalmente, a segurança é um ponto importante do Grana, que não tem acesso direto as suas informações pessoais. Elas ficam guardadas diretamente no smartphone, de modo a evitar vazamentos e invasões, além de deixar o app mais leve de usar.

VANTAGENS: O Grana tem uma opção gratuita que funciona sem limitações e, além disso, é o único que trabalha com as mensagens SMS enviadas pelos bancos, tornando a experiência automatizada e sem necessidade de fornecer os dados bancários do usuário.

DESVANTAGENS: Possui anúncio na sua interface (que até pode ser retirado mediante a compra da opção Premium).

PARA QUEM É INDICADO: Se você quer ter o melhor da automatização sem riscos à segurança, o Grana pode ser a sua melhor escolha.

5. MOBILLS

O Mobills tem se apresentado como uma excelente alternativa nos últimos tempos. Ele tem um bom desempenho e fácil utilização.

Suas funcionalidades são as básicas de um gerenciador de finanças: controle e categorização de gastos, emissão de relatórios em nuvem, gráficos de acompanhamento do fluxo de dinheiro, entre outros.

O que chama a atenção é sua facilidade de operação. Não por menos, o Mobills foi premiado com o selo de excelência da loja de aplicativos do Android. Ele foi considerado um dos melhores apps da categoria de finanças no primeiro trimestre do ano de 2018.

O aplicativo calcula todas as transações realizadas em tempo real, mantendo as informações sempre atualizadas. Você pode usar filtros determinando categorias, as formas de pagamento utilizadas e um período específico para verificar as despesas.

VANTAGENS: A facilidade no uso é o principal destaque do Mobills. Ele permite que o usuário consiga manter seu controle financeiro de forma prática e simples. É realmente um dos melhores aplicativos da categoria e é gratuito.

DESVANTAGENS: O Mobills não traz nenhuma desvantagem relevante.

PARA QUEM É INDICADO: Qualquer pessoa pode utilizá-lo, especialmente quem baixa aplicativos desse tipo pela primeira vez. A adaptação será rápida e o uso é bem prático.​

Lembra do que falei no primeiro vídeo?
Você precisa se organizar financeiramente. Tenha foco na meta que é ela que vai guiar e incentivar para que você possa realizar os seus sonhos.

Fonte: Site Magnetis < https://magnetis.com.br>


Confira outros postagens do blog: